terça-feira, 4 de maio de 2010

Manual prático do comunicador poderoso


Nossa missão hoje é ajudar você a melhorar seu poder de comunicação de forma decisiva, eficiente e proativa. Nossa primeira lição é sobre SUTILEZA. Esperamos que ela lhe forneça as ferramentas necessárias para você compreender e apoderar-se do conceito de eufemismo de forma a conseguir os melhores resultados comunicacionais em contextos delicados (xingar o chefe é só uma das infinitas possibilidades da técnica). Segura na mão do Tony Robbins e saca só o que o neurolinguista que opera o email do Programa de Pós-Graduação da UFJF enviou (e ensinou) pra gente hoje:

"Caro Ivan,

Sua inscrição só será concretizada depois da "CARTA DE ACEITE" para apresentação de trabalho."

Daí você puxa pela memória e se lembra que a praxe é mesmo submeter um trabalho acadêmico a um Congresso e esperar que seja ACEITO. Depois você vai no dicionário e vê que, de fato, CARTA e ACEITE significam coisas surpreendentes como CARTA e ACEITE mesmo. E pensa, "tá, agora cadê as novidade, querido?"

Depois de um tempo, você tá lá esquecido e feliz da vida, quando, do mais recôndito do seu subconsciente, emerge a seguinte expressão matemática:

"Caro Ivan, Sua inscrição só será concretizada depois da "CARTA DE ACEITE" para apresentação de trabalho."
=
"Caro Ivan, pequeno gafanhoto acadêmico e analfabeto funcional"

Note como ele diz isso sem perder a formalidade, as delicadezas e os atenciosamentes. Eficientão, né?

(Responsabilidade jurídica, a gente vê por aqui. Em negrito, inclusive.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário