sábado, 5 de março de 2011

Vai ficar acordado pra ver a mangueira entrando? Cuidado com a X-9...



Segundo o antropólogo congolês Abatepi Nabunda Diop, formado na faculdade integrada de Wassfuden na Alemanha, o carnaval é "a festa popular de maior apelo nas culturas ocidentais cristãs e não cristãs, ainda que haja tendências islâmicas nos blocos de Clowns Bate-Bolas e uma pequena pitada das religiões de origem africanas que permearam a sonoridade ariana do samba de raiz" (NABUNDA DIOP, 1987, p. 239).
Tendo este mote inicial em mão, viemos por meio deste ilustrar nossa total dedicação ao primeiro dia do desfile das escolas de samba de São Paulo. Com enredos fantásticos e componentes muito animados, o Carnaval de São Paulo é tão bom que acaba dois dias antes do resto do Brasil. Quando no Rio os grupos de acesso B,C,D,E... são a atração da sexta e do sábado, em SP a elite está na avenida desfilando todo o molejo e charme do samba (sic) paulistano. Coisa linda de ver. Antes mesmo de uma aventura antropológica para tentar compreender a necessidade humana de fazer merda e contar pros outros, há uma fórmula caseira para insônia e depressão: Oito horas seguidas de agremiações bandeirantes tentando simular um The Sims da Sapucaí. Você vai regulando o volume de acordo com a chegada do sono e quando menos espera (comigo funcionou em cerca de cinco minutos) já está dormindo e certo de que sua vida não é a pior coisa desse mundo.


Mas quem tá bombando mesmo nesse início de folia é o Bloco de São Pedro e seus metereologistas. Tudo leva a crer que houve uma reunião prévia para ajustar o enredo deste ano e São Pedro bateu o martelo: CHUVA PACARAI VÉI! Só para sacanear São Paulo, seu colega de Pôker. Com todos estes ingredientes, se você não tinha programa para hoje de noite, desça até a portaria de seu prédio, vá até a caixa dos relógios de luz, arranque os fusíveis e marque sua ausência no carnaval de Sampa.
Fica a dica, não deixe de perder:


Um comentário:

  1. Acho um desrespeito às pessoas de bem que se dedicam ao carnaval em São Paulo esse blog falar mal do folia paulistana. Só porque o carnaval deles é uma merda não significa que não é bom. Só porque eles tentam imitar o carnaval do Rio não quer dizer que é cópia. Só porque termina antes não quer dizer que é sem graça. Vamos respeitar!

    ResponderExcluir